O Documento do Estudante baseia-se na Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013), que define desconto de 50% em eventos culturais, educativos, esportivos, de entretenimento e de lazer a estudantes portadores de identificação estudantil válida, em cota restrita a 40% dos ingressos disponíveis.
A única maneira de alguém comprovar que é de fato um estudante passa a ser o Documento do Estudante, padronizado nacionalmente pelas entidades UNE, UBES e ANPG.

Nossa história
No dia 16 de setembro de 1939 foi fundada a União Estadual dos Estudantes do Paraná. A UEE surgiu com o compromisso de canalizar o debate sobre as questões da educação, servindo de pólo aglutinador das lutas estudantis, além de ter a incumbência de fortalecer e ampliar a rede do movimento, como o faz até hoje.
A União Paranaense dos Estudantes é o órgão representativo da juventude acadêmica deste estado e, desde sua existência, vem fielmente defendendo os direitos democráticos, como a liberdade de expressão dos mais variados grupos, e a construção de uma sociedade igualitária que garanta, através de ações efetivas, uma formação técnica e humana.
Fomos protagonistas em uma série de batalhas que compõem a história da nossa nação, construímos a campanha “O Petróleo é Nosso” para nacionalizar a produção do petróleo brasileiro, resistimos a privatização da universidade federal no maio de 1968, lutamos bravamente contra a ditadura militar, fomos as ruas de caras pintadas pedir Diretas Já em 1992, pautamos as cotas universitárias e o direito a meia entrada para os estudantes, ajudamos a aprovar o Plano Nacional de Educação com o investimento de 10% do PIB e a destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.
Em alguns momentos dessa história, nós, do movimento estudantil, fomos alijados do direito de existência, sobrevivemos na clandestinidade, algumas vidas heróicas foram ceifadas, mas, no bojo da resistência, o estado próspero e democrático que vivemos hoje reflete diretamente nossa luta e representatividade, a luta da União Paranaense dos Estudantes.
Nossas vitórias até aqui foram inúmeras, mas o trabalho ainda é vasto. Hoje lutamos pela regulamentação do ensino superior privado e contra a desnacionalização da educação, pedimos a desmilitarização da polícia, o respeito à diversidade e o fim do genocídio dos jovens pretos nas periferias urbanas. Reivindicamos o passe livre estudantil, o acesso a universidade e mais do que isso a permanência através de assistência estudantil.
Nossos sonhos se renovam, se modificam e crescem cada vez mais, transmitindo esse legado de geração em geração, seguindo no caminho combativo que nosso passado nos mostra, transformando o presente dessa juventude e construindo um futuro emancipador para nossa pátria amada.
União Paranaense dos Estudantes, 80 anos de luta pela defesa da educação e do povo paranaense.