Diretório Central dos Estudantes

DCE – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

É uma entidade estudantil que representa todos os estudantes (corpo discente) de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades, faculdades ou centros universitários. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas àquela instituição, seus problemas, desafios gerais ou específicos.

Os DCEs realizam eleições anuais ou bienais, além de assembléias, conselhos de DAs e CAs, entre outras formas de organização para ouvir os alunos e agir. A eleição de seus membros é definida pelo Movimento Estudantil da instituição no qual está inserido e costuma se dar de forma direta. A composição da direção pode ser na forma majoritária ou na forma proporcional.

Bem como os mecanismos eleitorais, a atuação da entidade é definida pelo conjunto do movimento estudantil da instituição, sendo que suas áreas de atuação mais comuns dizem respeito aos interesses dos estudantes perante a administração da instituição superior, às questões de política educacional e de política nacional. Além disso, o DCE pode manter relações com outras entidades representativas dos estudantes, como a União Paranaense dos Estudantes e a União Nacional dos Estudantes.


Estima-se que o primeiro DCE fundado no país tenha sido criado o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na década de 1930.

# Redes Sociais