16 de agosto de 2016

MOÇÃO DE APOIO DA UPE AOS ESTUDANTES DETIDOS NA PUCPR - LONDRINA


MOÇÃO DE APOIO DA UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES DO PARANÁ AOS ACADÊMICOS DA PUCPR – LONDRINA DETIDOS NO CAMPUS EM MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNADOR BETO RICHA.


A UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES, ENTIDADE MÁXIMA DE REPRESENTAÇÃO DO CONJUNTO DOS ESTUDANTES DO ESTADO DO PARANÁ, VEM A PÚBLICO POR MEIO DE SUA DIRETORIA EXECUTIVA MANIFESTAR A TOTAL SOLIDARIEDADE DOS ESTUDANTES PARANAENSES PARA COM OS ACADÊMICOS ALAN MARX FRANCISCO E CARLA CRISTYNA OSTI MACHADO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – CAMPUS LONDRINA, DETIDOS DE FORMA ARBITRÁRIA DURANTE O PROTESTO REALIZADO, CONTRA O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS PROMOVIDA PELO GOVERNO ESTADUAL, NA VISITA DO GOVERNADOR BETO RICHA NA PUCPR  EM LONDRINA.
                ENTENDEMOS QUE A MANIFESTAÇÃO PÚBLICA E PACÍFICA É UM DIREITO CONSTITUCIONAL PREVISTO NO ART. 5° DA CARTA MAGNA, CONSAGRADO EM SEUS INCISOS IV, VIII, IX E EM ESPECIAL O INCISO XVI. TAIS DETENÇÕES SÃO UM REFLEXO DO ESTADO POLICIAL INSTAURADO NO PARANÁ, QUE CRIMINALIZA A JUVENTUDE, OS NEGROS E A JUSTA LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, TENDO COMO GRANDE APOTEOSE NO MASSACRE DE 29 DE ABRIL. 
                MANIFESTAMOS AINDA, EM FACE DA REITORIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, QUE AS UNIVERSIDADES SÃO CENTROS DE DEBATE, CONTRADIÇÃO E FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA, SENDO NECESSÁRIO O RESPEITO AS LIVRES E PACÍFICAS MANIFESTAÇÕES, DEVENDO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIMAR POR ESTAS, TAL COMO TAMBÉM PREVEÉM OS PRINCÍPIOS MARISTAS QUE REGEM A PUCPR – COMO OS PONTOS 1, 2,3,4,5, 7, 10 DOS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO MARISTA JUNTO AS JUVENTUDES, BEM COMO OS VALORES ÉTICOS MARISTAS. POR TANTO PEDIMOS QUE CONSIDERANDO TAIS PONTOS, A PUCPR ARQUIVE A SINDICÂNCIA ANUNCIADA NA SEMANA SEGUINTE AS DETENÇÕES E APOIE E SOLIDARIZE TAMBÉM COM SEUS ACADÊMICOS.
POR FIM A UPE SE DISPÕE PARA QUAISQUER DEMANDAS QUE SEJAM NECESSÁRIAS AOS ACADÊMICOS E SUA DEFESA, DENTRO DOS LIMITES MATERIAIS E ESTATUTÁRIOS DA ENTIDADE.

CURITIBA, 15 DE AGOSTO DE 2016.

DIREÇÃO EXECUTIVA DA UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES. 

# Redes Sociais