9 de setembro de 2015

Nova diretoria assume o desafio de luta pela educação


Tomou posse no ultimo sábado (05), a diretoria responsável por conduzir a entidade nos próximos 2 anos 

    Em meio de uma conjuntura política e social muito delicada, onde os cortes aplicados nacionalmente e estadualmente afetam as estruturas das universidades do Paraná. Esta nova diretoria, assume o compromisso de lutar por qualidade na educação, barrando os cortes e lutando por mais investimentos nas universidades. 
    
    A cerimônia foi realizada no Casarão dos Estudantes e contou com a participação de várias autoridades, muitos destes, ex-dirigentes da UPE. A Ex-Secretária Geral, da gestão 2013-2015, Vera Giebmeyer conduziu a cerimônia de posse. Ela destacou a importância e o orgulho de ter participado desta ultima gestão.





"Fazer parte desta instituição, fazer parte deste movimento, é aprender a cada dia. É renovar os nossos sonhos, é renovar nossa história e a lutar por democracia com políticas públicas de verdade, voltadas para os jovens, para os estudantes, mulheres e minorias."
Vera Giebmeyer (Secretária Geral - Gestão 2013/15)
     




    Tomando por base o projeto aprovado na ultima semana no senado, que acaba com o financiamento privado de campanha. O Deputado Estadual Requião Filho (PMDB), destacou que esta medida é vista pela bancada conservadora com olhar de pouca esperança, evidenciando que é desta forma que esta bancada vê o mundo hoje, sem esperança.






"Por isso, cabe a UPE fazer com que isto mude, lutar para que a juventude se insira na política, possibilitando com que possamos eleger quem acredita que é possivel fazer uma política diferente."
Requião Filho (Deputado Estadual) 
     






    O Deputado Federal, Aliel Machado (PCdoB), ao tomar a palavra, destacou a importância de ter lutado em prol de um projeto político proposto para o governo Dilma, mais que jamais seria submetido a defender as políticas defendidas pelo Ministro Levy, que nunca representaram aquilo que defendemos nas ruas. Nesta conjuntura, destacou a importância da UPE como instrumento político e social.



"O estudante tem o papel e a obrigação de fazer o bom debate político, pois é nos momentos de dificuldades que nós conseguimos nos superar (...). Temos que fazer um bom combate, ocupando os espaços de discussões políticas e formando opinião.  Pois a UPE vai muito além de discutir políticas públicas para a juventude, ela é um dos movimentos mais importantes dentro dos movimentos sociais, que tem o papel de fazer um bom debate." 
Aliel Machado (Deputado Federal)
    


   



Não tão menos importante que a conjuntura política, o Deputado Estadual e Ex-Presidente da UPE Anibelli Neto contou um pouco de sua participação na construção desta entidade quando a presidiu. Ressaltou também a importância da última gestão ter conquistado a sua sede, o Casarão da UPE, e parabenizou a prefeitura por ter feito a primeira fase da reforma. Destacando que hoje ele tem o papel de cobrar mais infraestrutura física para que esta nova diretoria assuma com todas as forças.

    



    Finalizando a cerimônia, Bruno Pacheco, estudante de jornalismo vindo de Arapongas, no interior do Paraná, assume oficialmente a presidência da UPE. Ficando responsável por conduzir a gestão 2015/17.
    Em sua fala, citou que vivemos em um momento delicado, não somente a nível estadual, mas também a nível nacional, e por conta disto, temos que deixar bem claro a nossa tarefa frente à esta entidade, tarefa simbolizada pelo lema adotado  no ultimo congresso:

 "Na luta por mais direitos - Nenhum centavo a menos para a educação."



Bruno Pacheco
Presidente da União Paranaense dos Estudantes


    Complementou dizendo que o comprometimento desta gestão está em travar debates no interior do estado, nas universidades estaduais e também nas federais, por que o sucateamento hoje não é uma exclusividade das instituições estaduais, pois tivemos um forte ajuste fiscal que vem afetando fortemente as universidades federais.
    Destaca por final que esta gestão tem o principal desafio de construir um grande plano estadual de educação, visando a reestruturação das universidades estaduais.


   

Por
Cezar Martielo

# Redes Sociais