20 de julho de 2015

A adequação dos calendários letivos das Universidades Estaduais após as greves

Diante de um cenário conturbado para os estudantes do Paraná, devido às greves recentes, alunos das instituições estaduais, com o intuito de definir um novo calendário acadêmico, tentaram entrar em um consenso com professores para que a maioria dos estudantes fosse preservada.

O Conselho Universitário da Universidade Estadual Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel e Foz do Iguaçu, aprovou diante de regime de votação uma proposta que atende de forma igualitária os alunos. As aulas do primeiro semestre de 2015 se encerrarão no dia 22 de setembro e o início das atividades letivas do segundo semestre será no dia 30 de setembro. Haverá um recesso do dia 18 de dezembro até 18 de janeiro. O fim do ano letivo de 2015 será no dia primeiro de março de 2016.


Os estudantes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) assim que voltaram as aulas convocaram uma assembleia estudantil para formular um novo calendário letivo. Este propunha uma quinta aula, sem aulas aos sábados, com término dia 18 de dezembro e início no dia seis de janeiro, com previsão de terminar o segundo semestre de 2015 no dia 20 de fevereiro de 2016. O retorno das aulas para o primeiro semestre de 2016 seria no dia nove de março. Entretanto, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), enviou três diferentes calendários que foram levados às salas de aula para votação. No campus de Apucarana o calendário eleito foi diferente dos demais campi. Com este resultado, os alunos deste campus estão fazendo um abaixo assinado para que cada campus tenha um calendário diferente.


Já os estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terão um ano letivo mais cansativo. O calendário acadêmico aprovado pela reitoria conta com aulas aos sábados. As aulas recomeçaram no dia 29 de junho, sendo que o primeiro
semestre terminará no dia 12 de setembro. O segundo semestre iniciará no dia 21 de setembro com recesso no dia 23 de dezembro e volta às aulas no dia três de fevereiro. O ano letivo da UEPG encerrará no dia cinco de março.


Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) o calendário do ano letivo para 2015 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). O primeiro semestre termina no dia 19 de setembro, sendo que dos dias 28 de setembro há três de outubro acontecerão às avaliações do semestre. Já no dia cinco de outubro voltam às aulas para o segundo semestre, havendo um recesso entre os dias 24 de dezembro e nove de janeiro. O ano letivo terminará no dia 19 de março de 2016.


Não podemos aceitar calendários que prejudiquem a nós estudantes. Lutaremos por dias letivos justos que buscam amparar a todos os estudantes do Paraná.

Redação.

# Redes Sociais