15 de maio de 2015

UPE chama 45º Congresso! Participe!

A cada dois anos, a União Paranaense dos Estudantes realiza seu congresso e no ano de 2015 o CONUPE chega a sua 45ª edição. O congresso é instancia máxima de deliberação dos estudantes universitários do Paraná e compete a este espaço debater e aprovar as resoluções que irão orientar a atuação da UPE nos próximos dois anos, eleger a próxima direção que será responsável por realizar esses projetos propostos e debater e aprovar moções e propostas a este fórum.



O CONUPE é um espaço que reúne estudantes de todas as universidades do estado e aglutina uma série de demandas que encontramos no dia-a-dia da universidade, seja ela pública ou particular, da rede municipal, estadual ou federal. Nos grupos de discussões e debates que farão parte da nossa programação, visamos  entender, moldar e lapidar as opiniões de centenas de estudantes que constroem diariamente a universidade e a educação em nossa estado. Esse momento é que nos dá condições concretas de construir um projeto que visa um novo modelo de educação do Paraná e no Brasil.

Esse ano o congresso da UPE será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho na cidade de Cascavel, nas dependências da UNIOESTE – Universidade Estadual do Paraná.

A UPE estará organizando caravanas de todas as regiões do estado afim de garantir a representação de todas as instituições de ensino do estado do Paraná.

O espaço físico do congresso contará com salas de aula e auditórios para os debates, alimentação (dois cafés da manhã, dois almoços e uma janta), quadras poliesportivas e gramado para alojamento e instalação de barracas, estrutura de banheiros com sanitários e chuveiro e além desses espaços, o participante terá acesso às manifestações artísticas culturais que fazem parte da programação do Congresso como o II Festival de Bandas da UPE e as Exposições da 1ª Bienal de Arte Esporte e Cultura da UPE, a exposição de fotos da Greve do funcionalismo público no estado do Paraná que aconteceram em janeiro de 2015 e a I Feira de Ciência e Tecnologia da UPE.


O Congresso da UPE e um dos fóruns mais democráticos dos Pais, para participar do congresso com direito a voz e voto, o estudante precisa ser eleito, em eleições diretas dentro da sua universidade.
Esse processo se dá em três etapas:

1) Habilitar a universidade para eleição:
Esse processo se faz através de uma comissão eleitoral de estudantes, cadastradas junto ao site da UNE (www.congressoune.com.br).
Se a universidade possui DCE, essas comissões são formadas por três estudantes, caso a Universidade ainda não possua DCE, a comissão é formada por 10 estudantes.
*As comissões eleitorais devem conter nome completo dos componentes, curso, e-mail, número de matricula ou RG e precisa designar um responsável por esta.

2) A Eleição: 
Ambas as comissões (C3 ou C10) precisam respeitar na condução do processo eleitoral, segundo Regimento do 45º CONUPE os seguintes prazos: Três dias uteis para inscrição de chapa, seguida por três dias uteis para campanha. Em caso de chapa única não existe obrigatoriedade de cumprimento dos três dias de campanha.

3) Credenciamento dos representantes eleitos: 
O credenciamento e um espaço para aferir a legitimidade e legalidade dos processos eleitorais, verificando todos os itens necessários para aprovação, expressos no Regimento do CONUPE: Ata oficial para eleição dos delegados e suplentes devidamente preenchida, lista de participantes da votação com o quórum mínimo de 5% do número de estudantes matriculados na instituição de ensino, comprovante de matrícula dos delegados e suplentes correspondente ao atual semestre letivo.



O Credenciamento será realizado no dia 23 de maio de 2015 na Sede da União Paranaense dos Estudantes, das 9h às 22h.

# Redes Sociais