13 de abril de 2015

ESTUDANTES DE PATO BRANCO REPRESENTAM O BRASIL NA ECO-MARATONA DAS AMÉRICAS 2015

Pato a Jato participa de Maratona em Detroit (EUA)

Desde 2009, a Equipe Pato a Jato, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, vem trabalhando arduamente nos protótipos de eficiência energética e alcançando excelentes resultados. 

Recentemente, conquistou o vice-campeonato nas categorias etanol e gasolina na Maratona de Eficiência Energética 2014 (competição de nível nacional), e se preparou para competir na Shell Eco-marathon Americas 2015, que aconteceu na capital do automóvel, Detroit (EUA), de 08 a 12 de abril. 

A UTFPR esteve representada com uma equipe de 7 (sete) acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica: Alex Fernando Scalizze, Jean Leonel Carlesso, Luís Carlos Biesek Jr, Mateus Sergio Rizzi, Murilo Sergio Rizzi, Ricardo Scandolo Teixeira e Rodrigo Wendhausen Xavier (Capitão da Equipe), acompanhados do atual Coordenador do Projeto, professor Marcio Tadayuki Nakaura, do Departamento de Engenharia Mecânica. 

A equipe competiu com o protótipo Popygua, (que em tupi-guarani, significa “relâmpago”), movido a etanol e que alcançou a marca de 325km/l, encerrando sua participação com o título de vice-campeão das Américas. Esta foi a melhor participação brasileira na história da competição, que acontece desde 1985.

Dentre os objetivos que a equipe destacou para participação na maratona americana esteve a possibilidade de conhecer diferentes tecnologias de reaproveitamento de energia, adquirir experiências com universidades renomadas na competição, buscar conhecimento sobre carros híbridos, além de estabelecer contato com profissionais de grandes empresas como Ford, Chrysler e Dodge, que estarão presentes na competição. 

A Equipe


A equipe Pato a Jato foi fundada em 2009 por acadêmicos de Engenharia Mecânica sob orientação do professor Dr. Genaro M. Gilapa. Tem como propósito estudo e construção de veículos individuais de eficiência energética projetados por acadêmicos de engenharia, cujo objetivo é percorrer determinada distância com o menor consumo de combustível. 


Com informações da Redação da UTFPR

# Redes Sociais