13 de janeiro de 2014

MEC abre as inscrições para o ProUNI 2014!

Desde a 0h de hoje (13), estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2014 do ProUNI - Programa Universidade Para Todos. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro no site do programa, que vai publicar a segunda chamada no dia 3 de fevereiro.

O que é o ProUNI?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Inscrições para o Prouni

As inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) estão abertas a partir de segunda-feira, 13. O prazo irá até as 23h59 da sexta-feira, dia 17. 


O processo seletivo prevê uma única etapa, exclusivamente pela internet - siteprouni.mec.gov.br. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2013.


Quem pode participar do Prouni?

Podem participar os estudantes estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.



Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni?

Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.


Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SiSU?

O Prouni oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.


Posso efetuar a inscrição para o ProUni mesmo já tendo me inscrito para o SiSU?

Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos – Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. Lembramos que a pré–seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando–se seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso. Assim, o estudante pré–selecionado no Prouni somente deverá solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de ensino superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.


Divulgação dos pré-selecionados no ProUNI


O programa terá duas chamadas on-line. O resultado da primeira será divulgado no dia 20 de Janeiro de 2014 deste mês; o da segunda, em 3 de fevereiro de 2014, ambos na página do programa na internet - siteprouni.mec.gov.br.


É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?


Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do ProUni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.


Atenção: no entanto, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de vôo para poder se matricular. Assim, é necessário muita atenção ao efetuar as opções de curso no momento da inscrição no ProUni, pois caso a matrícula não seja possível em função de requisitos desta natureza, o candidato perderá o direito à bolsa.




Com informações de Agência Brasil e Sejabixo!

# Redes Sociais