4 de janeiro de 2013

VOCÊ ESTÁ COM DÚVIDAS SOBRE O 14º CONEB DA UNE? TIRE TODAS AGORA!


Saiba como se credenciar e participe
O 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB DA UNE), que acontecerá entre os dias 18 e 21 de janeiro, em Recife, traz a reforma universitária para o centro dos debates do movimento estudantil brasileiro.
Um dos maiores encontros da UNE, o CONEB reunirá estudantes de todo o Brasil, trazendo suas diferentes realidades, desafios e propostas para o movimento no próximo período.

Mas, você sabe o que significa o CONEB ? Sabe como se credenciar e até quando isso pode ser feito? Onde irá dormir e a quê tem direito com o credenciamento?
Tire essas e todas as suas outras dúvidas aqui e participe !
O QUE É O CONEB DA UNE?
O 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB da UNE) é um dos maiores fóruns de  debate e deliberação do movimento estudantil. O encontro vai atualizar a opinião e o posicionamento da UNE, sobre os principais temas nacionais, para o próximo período, incluindo educação, política, desenvolvimento social e nacional. São esperados cerca de quatro mil estudantes representando Diretórios Acadêmicos (Das) e Centros Acadêmicos (CAS) de universidades de todo o país em uma programação de conferências, grupos de discussão, plenárias e atividades culturais.
QUAL É O OBJETIVO DO CONEB?
O objetivo é consolidar, ao fim do encontro, uma ampla e renovada jornada de lutas do movimento estudantil. Entre os desafios dos estudantes atualmente está a luta pela aprovação do Plano Nacional de Educação, com 10% do PIB para o setor, que dê as diretrizes do Sistema Nacional de Educação.  O amadurecimento das pautas do 14º CONEB da UNE dará a tônica de uma extensa jornada de lutas dos estudantes e dos movimentos sociais, programada para março de 2013.
QUANDO E ONDE ACONTECERÁ  O CONEB?
A 14ª edição do CONEB acontecerá em Recife, no estado de Pernambuco, entre os dias 18 e 22 de janeiro.
QUAL O TEMA DESTA EDIÇÃO?
“Reforma Universitária: do manifesto de Córdoba aos nossos dias”.  O CONEB destacará a luta por uma universidade autônoma, democrática e acessível, com garantia de permanência e assistência estudantil compreendida como política pública fundamental. Além disso, serão abraçados temas como reserva de vagas e mais controle sobre o ensino pago.
QUANDO SERÁ DIVULGADO A PROGRAMAÇÃO?
Em breve, no site oficial da UNE: www.une.org.bR.
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
Qualquer estudante do Brasil pode participar do 14º CONEB. Para isso, basta procurar o Diretório Acadêmico (DA) ou Centro Acadêmico (CA) da sua instituição de Ensino Superior, que deverá fazer o credenciamento.
Há duas formas de participar do CONEB: como observador ou como delegado credenciado. Ao realizar a sua inscrição, ambos terão direito a participar de todas as atividades e também receberão alimentação, alojamento e transporte interno. Para saber como fazer o seu credenciamento, clique aqui . Para inscrição normal, aqui.
COMO FAÇO O PAGAMENTO DA MINHA INSCRIÇÃO?
Fazer o pagamento de seu boleto de inscrição do CONEB é simples. Após preencher o formulário de inscrição online, clique em “Gerar boleto”. Com o boleto gerado, o inscrito deve efetuar o pagamento para consolidação de sua inscrição. Um e-mail automático será encaminhado ao participante e assim que houver a confirmação do banco sobre o pagamento, a inscrição será consolidada.
Para segurança do inscrito, o comprovante de pagamento do boleto bancário deve ser guardado e apresentado no dia do evento, quando o participante for efetuar o seu credenciamento e retirar o seu crachá. Após o dia 13/01/2013, as inscrições individuais só poderão ser feitas pessoalmente.
COMO SERÃO OS ALOJAMENTOS?
Os alojamentos serão feitos em escolas e clubes nas cidades de Olinda e Recife. Os estudantes inscritos poderão acampar no local ou levar colchonetes para dormir em salas de aula. Os locais do alojamento serão divulgados em breve no site oficial da entidade.
HAVERÁ SEGURANÇA?
Os alojamentos contarão com seguranças profissionais, contratados pela União Nacional dos Estudantes, e a entrada e saída do local serão liberadas apenas mediante apresentação de pulseira de identificação, que será entregue no momento do credenciamento. Porém, é de responsabilidade total do participante cuidar de seus bens e objetos pessoais. Recomendamos que cada um leve cadeados e mantenha mochilas e barracas trancadas.
O QUE DEVO LEVAR?
O participante deve levar tudo aquilo que for precisar para sua estadia, como barraca para dormir, saco de dormir, travesseiros, colchões, cobertores e objetos de higiene pessoal. Roupas apropriadas para o clima quente de Pernambuco também são recomendadas, além de dinheiro extra para qualquer eventualidade.
HAVERÁ ALGUMA CARAVANA SAINDO DO MEU ESTADO?
Sim. Caravanas estão sendo organizadas em todos os Estados. Em breve, o site da UNE  divulgará uma lista com os contatos dos responsáveis das caravanas em cada estado. Mas você também pode procurar o CA ou DA de sua universidade ou a União Estadual dos Estudantes (UEE) para se informar sobre caravanas parao CONEB.
O QUE DEVO FAZER O CHEGAR EM RECIFE?
Ao chegar, dirija-se ao local onde estará sendo feito o credenciamento para retirar o seu crachá de participante. O crachá dará acesso a todas as atividades da programação, bem como ao alojamento. O local do credenciamento será divulgado em breve no site oficial da entidade.
GOSTARIA DE AJUDAR NA DIVULGAÇÃO, COMO FAÇO?
Encaminhe um e-mail com seus contatos e endereço para contatobienal@une.org.br ou imprensa.upe@gmail.com, que enviaremos o material gráfico do CONEB para a divulgação.
SOU MENOR DE IDADE, POSSO PARTICIPAR?
Sim, mas é necessário que você apresente uma declaração do maior responsável autorizando a sua participação no momento do credenciamento.

Da Redação

# Redes Sociais