30 de novembro de 2012

VITÓRIA DOS ESTUDANTES E DO BRASIL: DILMA FEZ O GOL DE PLACA E DECIDIU QUE 100% DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO SEJAM PARA EDUCAÇÃO

Vitória do Brasil, ministros anunciam hoje (30/11) 100% dos Royalties para Educação.

Nesta sexta feira (30) os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto anunciaram a nova divisão dos royalties do petróleo. A presidenta Dilma Rousseff decidiu que 100% dos Royalties do Petróleo para Educação.

 A nova MP tratará apenas dos poços de petróleo que trabalharam no regime de concessão em poços ainda não licitados e será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (3) junto com as justificativas dos vetos do projeto.


Hoje era o último dia do prazo para Dilma sancionar o projeto de lei que trata da distribuição dos royalties. Em entrevista coletiva, ministros anunciaram que a presidente vetou o artigo que muda as regras de distribuição referentes a campos já explorados
 
OS ESTUDANTES PASSARAM A BOLA, E A DILMA MARCOU GOLAÇO PELA EDUCAÇÃO!

A campanha #FAZOGOLDILMA mobilizou milhares estudantes durante toda essa semana pelos 100% dos Royalties do Petróleo para Educação. Twittaços, mobilizações nas redes sociais pressionaram a presidenta Dilma para que ela acertasse na decisão, os estudantes e a sociedade unidos pela educação. O presidente da UNE, Daniel Iliescu, encontrou-se com Dilma nesta quinta feira (29) e entregou pessoalmente a ela uma “carta aberta dos estudantes brasileiros em defesa dos 100% dos royalties para a educação”.  

O movimento estudantil no Brasil sempre esteve na linha frente protagonizando os diversos avanços no Brasil, sempre apontando para onde a sociedade deve olhar, as lutas  pela aprovação de mais investimentos na educação movimentou o país durante todo o ano de 2012. 

Os royalties são o dinheiro que as empresas exploradoras de petróleo pagam por suas atividades, uma forma de reparação dos danos causados pelo impacto social e ambiental. Para os estudantes, é também uma fonte de recurso segura para que o Brasil alcance a meta de investimento em educação prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 10% do PIB.

Com a perspectiva de transformar o Brasil através da educação de qualidade, rumo a um futuro mais justo, democrático e igualitário, a União Nacional dos Estudantes (UNE) pressiona o congresso para que o PNE seja aprovado com urgência e apresenta os royalties do petróleo e o fundo social do pré-sal como meios fundamentais para que a meta de investimento de 10% do PIB seja alcançada  
“ Leia aqui a nota oficial da UNE em defesa dos 100% dos Royalties.

ComunicaUPE!






# Redes Sociais