23 de outubro de 2012

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIA EM FOZ: ESPORTES INDIVIDUAIS MARCAM A PRIMEIRA ETAPA DO JUBS 2012

Após as modalidades individuais, estudantes se preparam para os esportes coletivos
Atletas de todo país encararam, de quinta a domingo (18 a 21/10), as disputas nos torneios individuais de judô, natação, atletismo e xadrez das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012, em Foz do Iguaçu (PR) e somaram pontos para a classificação final das Instituições de Ensino em cada modalidade. 
Na pista de Atletismo do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, a Faculdade Maurício de Nassau, de Pernambuco, e a UniSant’anna, de São Paulo, ficaram à frente na contagem de pontos dos torneios feminino e masculino, respectivamente. 
Ronald Julião, da UniSant’anna (SP), atleta olímpico e recordista brasileiro no lançamento de disco e no arremesso de peso, confirmou o favoritismo com direito à quebra de recorde . Nos tatames e nas piscinas, domínio paulista. Os atletas garantiram a melhor pontuação nas disputas masculina e feminina dos torneios de judô e de natação. 
A piauiense Fernanda Araújo (FSA/PI) sagrou-se a mulher mais rápida das OUJUBs 2012. A atleta também levou o ouro nos 200m rasos e alcançou a marca de nove medalhas em quatro anos de Olimpíadas Universitárias. 
No xadrez, Amanda Marques (USP/SP) e Vinícius Tiné (UFPE/PE), mestres internacionais da Federação Mundial de Xadrez (FIDE, sigla em inglês), foram campeões na disputa individual. Amanda, de 18 anos, estreou com título nas OUJUBs 2012 e Tiné garantiu o “bi” no torneio. Na classificação final por IES, o bom desempenho de Amanda e Líria Caetano, vice-campeã, garantiu a liderança da USP/SP na chave feminina. Na contagem masculina, melhor para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com Bergson Fernandes Filho e Jefferson de Sá. 
ESPORTES COLETIVOS


Após as modalidades individuais, chegou a vez dos estudantes dos esportes coletivos. Atletas do basquete, futsal, handebol e vôlei já estão na cidade paranaense, onde vão disputar mais de 400 jogos até o dia 27 de outubro. 
Na página oficial dos jogos estudantis é possível acompanhar jogo a jogo a evolução das delegações por meio dos boletins gerais, programação e resultados: http://olimpiadasuniversitarias.cob.org.br 
Da Redação, com CBDUFoto: Satiro Sodre 

# Redes Sociais