20 de outubro de 2012

FOZ DO IGUAÇÚ, RECEBE A 6º EDIÇÃO DAS OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS (JUBS 2012)

A maior competição universitária do país, já começou !
Com início no dia 13 de outubro, a sexta edição do JUBS vai até o próximo dia 27 de outubro de 2012, em Foz do Iguaçú PR, Atletas universitários de todo o país já estão na bela cidade no oeste do nosso Estado do Paraná. Em sua sexta edição, as Olimpíadas Universitárias (JUBs 2012) mobilizou cerca de três mil atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
São nove dias de torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez). Referência no calendário esportivo nacional, as Olimpíadas Universitárias reuniram 194 Instituições de Ensino Superior durante a edição passada na cidade paulista de Campinas.
Neste ano, Amazonas e São Paulo são os estados com as duas maiores delegações. Paraná e Pernambuco vêm a seguir com 141 e o Rio de Janeiro será representado por 140 atletas. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações. O handebol é o esporte com o maior número de atletas: 617. O esporte terá equipes de 26 estados, a única exceção é Rondônia. O único esporte com participação de todas as delegações é o futsal.
A união entre esporte e educação é uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que tem como objetivo contribuir para o crescimento pessoal de cada participante transformando o país em uma potência olímpica. Na página oficial dos jogos estudantis é possível acompanhar jogo a jogo a evolução das delegações por meio dos boletins gerais, programação e resultados: http://olimpiadasuniversitarias.cob.org.br
Nos esportes individuais, a Universidade Paulista (UNIP) também predomina. São dela todos os atletas da natação e parte dos elencos de atletismo e judô, modalidades que divide com a Uni Sant’Anna. As duas instituições também enviarão um representante cada para o xadrez masculino, enquanto o feminino será formado por duas enxadristas da USP.
Já a delegação sergipana conta com 100 integrantes entre atletas, técnicos e dirigentes. Bem representado no atletismo, futsal, handebol, basquete, vôlei e xadrez o estado de Sergipe vai com força total na briga por medalhas. Na edição passada dos jogos em Campinas, os universitários sergipanos conquistaram boas posições nas modalidades handebol, futsal feminino e basquete masculino. 
Com a intenção de brigar pelo lugar mais alto do pódio, a delegação de Santa Catarina competirá em todas as categorias coletivas. No Futsal, o feminino da UNESC e o masculino da UNOESC representam o estado. No basquete os representantes serão o mesmo do ano anterior e no vôlei a UNOCHAPECÓ se manteve no feminino, mas no masculino o estado será representado pela UNOESC. No handebol, a expectativa é de bons resultados com o feminino da FURB e masculino da UNOESC. 

# Redes Sociais