26 de julho de 2012

SEMINÁRIO NACIONAL DO CUCA É ESTE FIM DE SEMANA, NO PARANÁ MOVIMENTO ESTUDANTIL SE UNE PARA PAUTAR MAIS CULTURA E ARTE NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES



Seminário vai apresentar Plano Nacional de Cultura e Educação como projeto de Extensão para as Universidades


O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes – CUCA da UNE realiza seu 12º Seminário Nacional marcado para o dia 28 de Julho no Rio de Janeiro, e tem como objetivo apresentar a primeira fase do Plano Nacional de Cultura e Educação como projeto de Extensão para as Universidades.
 Como o próprio documento a ser apresentado afirma, “um plano de Cultura e Educação para a prática da Extensão é um desafio, e, acreditamos, um caminho para a função da universidade preparada o século 21, colocada de forma crítica e criativa para a emancipação social. O primeiro (desafio) dele é a busca da complementariedade entre estas duas dimensões, pois cremos que a Cultura torna-se limitada quando não encontra na Educação seu espaço como prática reflexiva, ao mesmo tempo que a Educação permanece incompleta quando não busca na Cultura o elemento dinamizador do capital social e simbólico produzido em sociedade.”
O Seminário Nacional do CUCA tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro e se realizará na Casa da Ciência da UFRJ. O encontro tem ainda como convidados representantes da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sr. Elder Vieira, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, e acontecerá paralelamente ao 16º Encontro Nacional dos Estudantes de Artes, que contará com estudantes universitário de todo o Brasil.
Os CUCAs, formados a partir da II Bienal de Arte e Cultura da UNE em 2001, buscam novas formas de diversificação do movimento estudantil onde o aspecto cultural ganha novamente importante e centralidade. Colocando em prática iniciativas e projetos culturais que permeiam as universidades, centros culturais e pontos de cultura, atuam em âmbito nacional como uma meta-rede, pensando políticas públicas e a complementariedade entre a cultura e a educação.
A programação está pensada de forma a trabalhar a linguagem artística e acadêmica juntas, intercalando assim as falas dos convidados e do próprio público com o Ritmo e Poesia do MC Marcelo Durango Kid. O programa prevê ainda a menção aos 11 anos de criação dos Cucas, comemorado no ano passado, e uma assembléia de seus membros a fim de definir seu próximo calendário de atividades para 2012-2013. 




1º FESTIVAL DO CUCA E CIRCUS NO PARANÁ






O Círcuito Universitário de Cultura e Arte da União Paranaense do Estudantes  e o Circuito Secundarista de Cultura (CIRCUS) da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, realizarão em diversas escolas e universidades do estado diversos eventos culturais e artísticos.


Trabalhos de dança, teatro, música e diversos outros estilos de seguimentos culturais irão abrilhantar o mês dos estudantes em todo o Paraná. 


Debater a inserção de espaços físicos dos CUCAS nas Instituições de ensino superior do Estado. elaborar e aplicar projetos culturais de extensão universitária, fortalecer e publicizar os talentos estudantis do Paraná, serão os objetivos de todo o Festival que acontecerá em diversos momentos do mês dos estudantes (agosto) e o da Pátria brasileira (setembro). 


Trabalhar  a cultura como projeto de extensão universitária dá certo e os CUCAS da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em Cascavel, já tem feito atividades em conjunto com diversos estudantes.


A UPE em conjunto com a UPES pretendem lançar seu 1º FESTIVAL CULTURAL as atividades acontecerão em diversas universidades e escolas com objetivo de propagar ainda mais a cultura e arte em nossas instituições de ensino. Primeiramente aconteceram diversas etapas nas universidade e nas escolas estaduais do estado, que culminarão com um grandioso Festival Estadual com muita música, dança, teatro, artes e diversos momentos de conhecimento, e muitas apresentações culturais dos estudantes paranaenses.



AS LUZES JÁ ACENDERAM, OS TAMBORES JÁ COMEÇARAM A BATUCAR, A PLATEIA JÁ AGUARDA ANSIOSA.  É HORA DE COLOCAR NOSSOS ARTISTAS NO PALCO E DEIXAR O ESPETÁCULO COMEÇAR!


Assessoria de Imprensa
imprensa.upe@gmail.com
(41) 9890-8208 


ComunicaUPE

# Redes Sociais