18 de julho de 2012

CUCA: NO BRASIL E NO PARANÁ, ATIVIDADES DO CUCA SE INCLUEM NA AGENDA DOS ESTUDANTES



O evento inicia dia 28 de julho e apresentará o plano nacional de cultura e educação


O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (CUCA da UNE) realizará seu 12º Seminário Nacional marcado para o dia 28 de Julho no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo apresentar a primeira minuta do Plano Nacional de Cultura e Educação como projeto de Extensão para as Universidades. 
Para o diretor do CUCA da UNE, Rafael Buda, esse plano foi idealizado durante a II Conferência Nacional de Cultura e levou 1 ano para ser formulado. “Ele traz a possibilidade de envolver as instituições de ensino superior, as escolas, os agentes e produtores culturais, os pontos de cultura e claro o jovem estudante, que será como uma ponte para essa iniciativas”, afirmou.
O encontro tem ainda como convidados representantes da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, além disso, a programação será inteiramente gratuita, aberta ao público interessado e está pensada de forma a trabalhar a linguagem artística e acadêmica juntas, intercalando assim as falas dos convidados e do próprio público com o Ritmo e Poesia do MC Durango Kid.
O Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (CUCA) é um projeto que completará 12 anos de existência, dando continuidade das iniciativas culturais da UNE, dentro das universidades brasileiras. Trata-se de uma rede com núcleos em 15 estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Amazonas, Piauí, Bahia, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Maranhão, Roraíma, Rio Grande do Norte e Pernambuco), que promove ações em diversas linguagens como audiovisual, artes plásticas, literatura, teatro e música.
Surgido em 2001, durante a segunda Bienal de Arte e Cultura da UNE, o CUCA surgiu algumas décadas após a rica experiência do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que transformou os movimentos culturais e de juventude brasileiros no início dos anos 60.
O que? 12º Seminário Nacional do CUCA da UNE
Quando? data / horário: 28 de Julho (Sábado) / das 15 as 18hs
Local? Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, nº3 – Botafogo
CUCA DA UEM - MARINGÁ PR
A União Paranaense dos Estudantes, nesta gestão ajudou a instituir 2 núcleos do CUCA PR, um na UNIOESTE - (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e outro em Maringá na UEM (Universidade Estadual de Maringá). 


Com o Circuito Universitário de Cultura  e Arte da União Paranaense dos Estudantes, em diversas atividades culturais é possível organizar os estudantes através do teatro, da música, da dança,  O CUCA da UPE, realiza diversas atividades culturais, esportivas, e se alinha com a  rede do CUCA da UNE.
Em Maringá no próximo dia 19 de julho (Quinta Feira) o CUCA DA UEM realiza suas atividades confira a programação:
#SubiuproCUCA
15:30 - Oficina de Street
17:00 as 16:30 - Oficina de malabares
19:30 AS 20 hrs - Intervenção Cultural
22 as 23 hrs - Show com a banda Erasmo Five


Ocorrendo no Brunão (ao lado da cantina central) e na QE04 (em frente o RU)


Para maiores informações
cuca.upepr@gmail.com

ComunicaUPE



# Redes Sociais