4 de maio de 2012

UPE RUMO AO 60º CONEG DA UNE QUE ACONTECERÁ NO RIO DE JANEIRO DURANTE A RIO+20 EM JUNHO !

Baixe a ata de eleição de delegados do Coneg, que será realizado entre os dias 15 a 17 de junho e formulará o Projeto UNE Brasil+10.

CONEG 2011

O movimento estudantil paranaense se prepara para mais uma vez atravessar estradas com malas, barracas e muita animação em prol de um país melhor e mais digno. estudantes de todo o estado mais uma vês atravessaram fronteiras e agora é para a cidade maravilhosa!
A UNE (União Nacional dos Estudantes) realizará um dos seus principais fóruns de deliberação, o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que reúne as principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, UEEs e Executivas de Curso. A 60ª edição do Coneg ocorrerá no Rio de Janeiro, de 15 a 17 de junho de 2012. Durante esse mês, a capital carioca receberá também outro importante encontro, a Rio+20.

O CONEG , além de debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, terá a finalidade de elaborar uma plataforma política a ser apresentada à sociedade. Serão mais de 500 estudantes reunidos para discutir temas como educação saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, entre outros, e formular o “Projeto UNE Brasil+10”, fruto da Caravana que leva o mesmo nome é irá rodar todo o Brasil ano meses de março a maio. Para participar do CONEG, cada entidade precisa eleger seus delegados (baixe aqui a ata de eleição).

“Esse projeto é uma tentativa de sistematizar os debates que vão acontecer durante toda a Caravana Brasil+10, caravanas livres, e todas as outras atividades do movimento estudantil, que ao longo dos próximos dois meses levantarão a reflexão entre estudantes do Brasil que queremos construir nos próximos 10 anos”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

O CONEG acontecerá juntamente à uma das conferências mais esperadas do último ano, a Rio+20, evento que, entre os dias 13 a 22 de junho, reunirá representantes de 193 estados para debater desenvolvimento sustentável e tirar uma agenda com ações globais. “A conferência deve mobilizar bastante a sociedade brasileira. Nas universidades o debate será ainda mais intenso. O ‘Projeto UNE Brasil+10′, também abordará temas debatidos na Rio+20, porém o objetivo do encontro é formular um documento mais amplo”, explicou Daniel.

CÍRCULOS DE DIÁLOGOS DA JUVENTUDE PARANAENSE RIO+20
A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas e a União Paranaense dos Estudantes, estão durante todo o mês de Abril e Maio percorrendo  cidades em todo o estado debatendo diversos assuntos que serão abordados na RIO +20: compromisso político e comprometimento pessoal; governança jovem para o desenvolvimento sustentável; economia verde e erradicação da pobreza; avanços da juventude e o futuro jovem que queremos.

Com base na investigação apreciativa e tendo o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná que luta a cada dia para que os Objetivos do Milênio de fato se concretizem e ajudem a desenvolver o nosso Estado, a Caravana da UPE e UPES na Rua! possui um papel fundamental na construção e na aproximação da Juventude aos eixos temáticos da RIO+20 e principalmente no debate da educação superior no Estado.

Com falta de investimentos e muitas dificuldades estruturais milhares de universitários e secundaristas percebem claramente que algumas políticas tem que ser modificadas urgentemente, e que esse momento é o momento de se organizar para discutirmos o país que queremos nos próximos 10 anos de nação.

Sabemos que as universidades públicas sofreram um corte de 38% nas verbas de custeio da Educação logo no início deste ano e que atualmente milhares de jovens pobres ainda não estão no ensino superior. O Diretor de Comunicação da UPE Ronie Lobato salienta ainda sobre a discussão sobre Gênero e Diversidade nas Universidades do Estado.

"Enfrentamos diversos problemas que  em todos os cantos do Paraná, em qualquer sala de aula temos sim, muito a debater sobre a diversidade sexual, racismo, machismo e diversas outras questões existem políticas de exclusão e não de inclusão. E é o movimento estudantil o principal articulador e responsável para exigir que existam políticas que possam grantir essa diversidade em uma universidade, o que não funciona muito bem em cidades do Paraná " disse Ronie.

MOBILIZE-SE!
As malas estão sendo feitas por milhares de estudantes de todo o Estado e garantirão que a galera dos DCE's, de todas as universidades do Estado estejam por lá, os Diretores da UPE auxiliaram as entidades do movimento estudantil a garantir que toda essa galera esteja no Rio de Janeiro nesse período.
O que? 60º Coneg da UNE

SERVIÇO 
Onde? Rio de Janeiro - RJ
Quando? 15 á 17 de Junho
Quem? Diretórios Centrais de Estudantes, Diretórios Acadêmicos de todo o Paraná

INFORMAÇÕES
Ronie Lobato - Diretor de Comunicação da UPE
41 9890-8208 - imprensaupe@gmail.com


Da Redação



# Redes Sociais