4 de maio de 2012

ESTUDANTES DA UNILA, REIVINDICAM MELHORIAS NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE!

Diversos estudantes ontem (03), da Universidade Federal de Integração Latino - Americana (UNILA), reunidos em assembléia, construiram uma carta preocupante destinada ao Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários da UNILA.

cuidados hospitares e transporte da Unidade Pronto Atendimento foram reivindicados
 pelos estudantes de diferentes nacionalidades.

Na carta os estudantes alarmam à sociedade e exigem do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Foz do Iguacú urgentes medidas diante de quadros preocupantes de febre, dor de estômago, diarréia, dores de cabeça, tonturas, vômitos, dores musculares, entre outros. Segundo o Presidente da UPE Rafael Bogoni, o quadro que realmente chocou as lideranças estudantis do Paraná não podem permanecer assim.

"Amanhã mesmo estarei em Foz do Iguaçu e quero pessoalmente contribuir com a reivindicação dos estudantes do Hotel Plaza, afinal políticas de Assistência Estudantil existem, no entanto ela tem que  devem ser eficazes, e quando se diz respeito à saúde do estudante, isso compromete diretamente no processo de formação do aluno" disse Bogoni

MORADIA ESTUDANTIL NA UNILA
Atualmente os unileiros possui duas moradarias estudantis: uma próxima do campus universitário e outra mais no centro de Foz do Iguaçú (Hotel Plaza).

Para Bogoni é urgentemente necessário que política de assistênciaseja cumprida e que exista um diálogo entre estudante e universidade.
"Se faz necessário um maior diálogo entre a instituição e os estudantes, de forma que possamos contruir juntos um plano de assistência sem erros" salientou Bogoni



Para você que não leu, confira a Carta dos Estudantes moradores do HOTEL PLAZA

CARTA DOS ESTUDANTES DO IGUAÇU PLAZA À UNILA.
Foz do Iguaçú, Paraná, Brasil
3 de Maio de 2012

Sras (es) . Departamento de Assuntos Estudantis e comunitários:

Mediante a presente queremos manifestar que entre os estudantes da UNILA que residem no Hotel Iguaçu Plaza somos cerca de 80 alunos de diferentes nacionalidades com os seguintes sintomas como: febre, dor de estômago, diarréia, dores de cabeça, tonturas, vômitos, dores musculares, entre outros, que já vinha ocorrendo repetidamente e continua por um mês, o que poderia ser considerado que estamos lidando com a existência de um surto, dizemos que entre os alunos de Unila que residem no Hotel Iguaçu Plaza se apresenta um quadro epidêmico.

A partir desta, exigimos da Unila que solicite ao Ministério da Saúde e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, uma investigação da situação atual dos adoecidos no hotel.

Assim solicitamos que a Universidade disponibilize aos estudantes um transporte de 24 horas deslocando-nos aos hospitais de pronto-atendimento UPA, ate que seja feito o controle e efetivo fim da epidemia no hotel, considerando que a maioria dos residentes não possuem os recursos financeiros para efetuar essas transferências nas condições especiais em que estamos expostos.

Consideramos oportuno receber da nutricionista uma dieta com dicas para melhorar a alimentação e para obter uma boa nutrição, fortalecendo nossas defesas e evitar situações semelhantes no futuro. Este guia deve ser desenvolvido tendo em conta o montante previsto pela Unila para a alimentação dos alunos.

Finalmente pedimos que regularizem a situação do contrato com o Hotel para que o mesmo possa providenciar as demandas exigidas na licitação do Edital da Unila.

Exigimos uma resposta até a seguinte data quarta-feira 09 de maio de 2012 as 12h am e consideramos esta situação emergencial.

Atenciosamente,
Os estudantes que vivem no Hotel Plaza Iguaçu.



Por ComunicaUPE

# Redes Sociais