9 de maio de 2012

CARAVANA UPE E UPES NA RUA! em Pato Branco


Movidos pela ousadia estudantil diversos líderes estudantis recronstruírão entidades estudantis, convocaram novos eventos e debatem a RIO+20 na cidade de Pato Branco

Nesta segunda feira (07) cerca de 50 líderes estudantes das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Pato Branco se reuniram no auditório do Colégio Estadual Agostinho Pereira para a atividade do Círculo de Diálogos da Comissão da Juventude Paranaense Rumo à RIO+20, para debaterem os temas relacionados à Conferência que a ONU realiza no Brasil no próximo mês de Junho, mais uma atividade da Caravavana da UPE e da UPES na RUA! que passou pelo Município.

 Círculo e Diálogos RIO+20 e COMEB da APES convocam Congresso Estudantil
SECUNDARISTAS
Na atividade os estudantes dos Colégios Sesi, Agostinho Pereira e Estadual de Pato Branco debateram e apresentaram através da metodologia do Círculo de Diáologos, ultilizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná  as perspectivas de Nação para os próximos 10 anos.

Para Ronie Lobato, Diretor de Comunicação da UPE, a ativida rendeu banstantes sonhos e culminou em ações concretas.
 
"Vimos claramente nos teatros, cartazes, paródias e até nas mais simples conversas que toda a galera que estava ali debatendo, percebeu que, na prática, é realmente possível contruir uma educação e uma escola melhor, se organizar na APES (Associação Patobranquense dos Estudantes Secundaristas), foi o que a galera decidiu, e convocar o seu Congresso foi o encaminhamento. Estou muito feliz!" concluiu Ronie

O evento contou com a participação dos Vereador Jovem, e Diretor da UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas) Eduardo Fernando Balbinotti, a presidente do Parlamento Jovem do Munícípio Bruna Peretto, toda a diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Agostinho Pereira e estudantes prontos a debater o assunto.
 
Os estudantes ao final das atividades reunidos em Conselho Municipal de Entidades de Base da APES, convocaram o Congresso da APES 2012, que acontecerá no próximo dia 28 de junho de 2012, no Auditório do Colégio Agostinho e terá um dia inteiro de muitas atividades e debates sobre as políticas públicas de juventude do Município de Pato Branco, para todos os estudantes do Município
 
UNIVERSITÁRIOS

Não somente organizar os estudantes secundaristas mais também debater educação e o ensino superior em Pato Branco, é também o objetivo da União Paranaense dos Estudantes. Prova disso, é que no último dia (03), a Diretoria de Comunicação da UPE e o DCE da UTFPR-PB participaram com cerca de 150 estudantes de todos os cursos de uma assembléia Geral dos estudantes da FADEP, que estava sendo esperada a cerca de 3 anos.

Em contato com todas as salas de aula da instituição o Representante da UPE no Município conseguiu manter legitimidade de todas as turmas e em uma empolgante assembléia o movimento estudantil renasceu, após a desativação do DCE da FADEP em 2009.

Alisson Fernando, estudante do primeiro período de psicologia, e mais 12 estudantes se prontificaram a liderar essa nova fase do Movimento Estudantil na instituição e após um intenso debate sobre BRASIL +10 e as perspectivas para o Pato Branco, Paraná e o Brasil nos próximos 10 anos, os estudantes da FADEP elegeram uma diretoria que ficará por 1 (um) ano à frente do DCE.

"Fico muito contente de ver o que está acontecendo hoje na FADEP, temos muitos problemas, só hoje na assembléia podemos ver que realmente é necessário uma entidade que lute por todos aqui. Somos novos, pequenos, mas somos ousados! Vamos lutar pela melhoria do ensino, pesquisa e extensão, vamos lutar por melhorias na formação de cada um que apartir de hoje se matricular na FADEP!" concluiu Alisson.novo presidente do DCE.

Assim como a FADEP, a Faculdade Materdei também reconstruiu seu Diretório Acadêmico nesta passagem da Caravana da UPE e da UPES pelo Município, o estudante Sidnei Bressan hoje representa todos os universitários da instituição, faz parte do Conselho Universitário deliberativo e já é um dos principais líderes estudantis do município.

"Não adianta queremos resolver os problemas da sociedade se não resolvermos a educação! disse Sidnei

Depois de uma grande rodada pelas instituições de nível privado em Pato Branco, diversas atividades culturais e esportivas, foram definidas na reunião Oficial do DCE-UTFPR/PB com a UPE, onde ficou marcado para o próximo dia 31 de Maio, durante a tarde algumas oficinas e um grande Encontro sobre Diversidade Sexual e Gênero.

Para o Presidente do DCE da UTFPR/PB a presença da UPE e da UPES em Pato Braco fomentou novamente a organização dos estudantes e deu um gás para o debate da Educação no Município.

"Foi muito importante a presença do movimento estudantil estadual em Pato Branco nestes dias, pude ver que conseguimos minimamente organizar nossa frente estudantil perante tantas bandeiras de luta que de fato é necessário muita força para conquistarmos, como a adequação do meio passe, o conselho municipal de políticas públicas para juventude, etc" disse Raffael Canttú ao ComunicaUPE


PARLAMENTO JOVEM EM PATO BRANCO
A UPE e a UPES também fizeram parte da cerimônia de posse dos vereadores jovens do Município, uma entidade que reuni jovens secundaristas de todas as escolas afim de criarem projetos de lei para serem apreciados pelos vereadores e voltados em seguida.

A UPES, possui uma cadeira no Parlamento através do vereador Eduardo Balbinotti e para que as políticas públicas de juventude sejam garantidas no município a unidade de todos devem ser pautadas todos os dias, Eduardo promete inserir muitas atividades e projetos que incluam à educação como principal pauta da juventude patobranquense

"Temos que fortalecer os grêmios estudantis, e lutas a todo o momento para que a educação básica e superior do município seja supervalorizada, somos de um município importante e queremos que nossos jovens sintam se bem de estudar e morar aqui. Políticas com mais esporte, cultura, lazer e muita coisa interessante é o que galera quer e precisa o Parlamento irá lutar por isso também" ressaltou Eduardo.

Para Bruna Peretto, estudante do SESI e presidente do Parlamento Jovem a necessidade de todos trabalharem unidos, é crucial para o bom andamento do Parlamento “Todos vamos trabalhar juntos em benefício da juventude patobranquense, ouvindo ideias dos alunos de nossos colégios e nossas próprias ideias, vamos apresentar projetos que possam levar melhorias para nossos colégios e comunidade”, finalizou.

Veja o Vídeo da Reunião do Meio Passe em Pato Branco

Confiram todas as FOTOS da Caravana da UPE e da UPES na RUA! em Pato Branco

reunião UPE e UPES na Rua pela regulamentação Meio Passe em Pato Branco





















ComunicaUPE

# Redes Sociais