16 de abril de 2012

INTERSUL ABRE A “CARAVANA DA UPE E DA UPES NA RUA!” COM DEBATES E MUITA ANIMAÇÃO

.
O EVENTO REUNIU 2MIL UNIVERSITÁRIOS, DO PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, NESTE FINAL DE SEMANA EM LARANJEIRAS DO SUL.

Por ComunicaUPE

Música, Esportes, Desenvolvimento Sustentável, Educação e Diversidade, estes foram os principais temas que nortearam cerca de 2 mil estudantes, à participar da primeira atividade da Caravana da UPE e da UPES, na UFFS em Laranjeiras do Sul (PR). Movidos e organizados através dos Diretórios Acadêmicos de cada campus os estudantes viajaram e romperam as fronteiras dos estados, até chegar no Paraná para participar da primeira edição do evento.

                                                                                             
Com o objetivo de promover a integração entre os estudantes de cada campus da universidade, espalhados pelo sul do país, e debater os assuntos ligados à atual conjuntura, diversos estudantes se mobilizaram. 


Para o Diretório Central dos Estudantes do campus de Laranjeiras do Sul (PR) o evento foi um sucesso, e com a ajuda da União Paranaense dos Estudantes, as entidades estudantis contruiram uma bela programação para todos os presentes.

A abertura inicial foi no sábado (14) com presença de diversas autoridades como Jaime Giolo, Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, a do Pró Reitor de Graduação, Joviles Vitorio Trevisol,  de Eloir Farias, representante do Diretório Central dos Estudantes do campus Laranjeiras do Sul (PR), Rafael Bogoni Presidente da União Paranaense dos Estudantes,  Dérique Höhn, presidente da União Catarinense dos Estudantes, Sandino Rafael, Coordenador da UEE- LIVRE do Rio Grande do Sul, e  o vice-presidente da UNE Moreth Mariano, entre outros líderes estudantis da instituição.


JOGOS UNIVERISITÁRIOS
Campeonato entre os estudantes de diversos cursos, promove uma grande interação com várias modalidades como Futesal, e Voleibol, 

AULÃO BRASIL+10
O presidente da União Paranaense dos Estudantes, Rafael Bogoni; o presidente da União Catarinenses dos Estudantes,  Dérique Höhn; Coordenador da UEE-LIVRE do Rio Grande do Sul, Sandino Rafael; e o vice-presidente da UNE Moreth Mariano conduziram um aulão com o tema "Brasil+10" que refletiu sobre perspectiva do país nos próximos 10 anos.


MUSICALIDADE E OFICINAS
Diversas oficinas foram relizadas, como Dança Polinésia, Musicalidade, entre outras foram realizadas nas tardes do Intersul.

CÍRCULO DE DIÁLOGOS – RIO +20
Com o propósito de dialogar com a galera o que se discuti no país sobre desenvolvimento sustentável, justiça social e ambiental, educação, erradicação da miséria, e etc. As realidades diferentes de diversos estudantes do sul do país, o círculo aconteceu!

Com o mesmo objetivo da Caravana da UNE, que pretende provocar direcionadamente os estudantes a fim de aprofundar o pensamento sobre os desafios colocados no horizonte da nação para os próximos 10 anos, voltados em especial a educação, formação dos jovens, o desenvolvimento da nação e sua justiça social e ambiental, a Caravana UPE e UPES na RUA! passará por cerca de 18 cidades do Paraná, trazendo em cada local uma nova atividade, um novo debate e muita aproximação da galera com o movimento esudantil.

A UPE e UPES, já estão em atividades em todo o estado do Paraná e garantirão diversas atividades, com os estudantes de todo o Paraná. Para o presidente da UPES, Felipe Barretos esse é o momento de mostrarmos juntos, secundaristas e universitários, qual é a pauta para o Paraná e para o Brasil refletindo sobre o movimento estudantil e sua atuação.“ Diversos Congressos de UMES, estão sendo realizados Paraná à fora, vemos hoje que a UPES passa por um grande momento de aproximação com os municípios no estado. Então nada mais interessante do que rodar as cidades e levar esses importantes debates à galera! Já reconstruímos muitas entidades de estudantes secundaristas neste inicio de na. Organizar os grêmios estudantis e as entidades municipais por onde passarmos, de fato será o nosso foco, legitimando esta nova fase do movimento estudantil secundarista no Paraná” ressaltou Felipe ao ComunicaUPE.

Atualmente o presidente da UPE se encontra em Cascavel e a caravana irá passar por mais cidades como: Londrina, Arapongas, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Franscisco Beltrão, Pato Branco, Foz do Iguacú, etc. Segundo Rafael Bogoni, debater a questão do desenvolvimento sustentável e do Brasil, é fundamental para desenharmos o país que queremos no futuro. 

‘’ Esse é o momento em que a juventude deve ser protagonista, pensando no mundo em que viverão com seus filhos daqui a alguns anos. Pensar quais os rumos do país numa conjuntura de crise mundial, onde os países ricos tem dificuldade em aceitar que a diminuição dos gases poluentes é necessária e o que isso influi em nossas vidas é de extrema urgência’’, declarou.

Confira o próximo evento da CARAVANA da UPE e UPES na RUA! 

Ubiratã (PR) – 19 de Abril de 2012
Centro Cultural e Câmara Municipal de Vereadores.
Maringá (PR) – 25 de Abril de 2012
Universidade Estadual de Maringá 


Confira as FOTOS aqui
https://plus.google.com/u/0/photos/102593528424232540049/albums/5732055636569933169
e no Facebook da UPE
www.facebook.com/imprensa.upe




# Redes Sociais