10 de abril de 2012

Caravana da UNE chega ao Paraná com participação da Presidenta da SBPC


Projeto “UNE Brasil+10” chega à capital do Paraná nesta terça, dia 10, e conta com a presença especial de Helena Nader

Qual o papel da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do país? Esse será o principal tema debatido nesta terça-feira (10), durante as atividades da Caravana da UNE Brasil+10 em Curitiba. Dessa vez, a convidada para ministrar o “Aulão” na UFPR é uma grande personalidade na área de C&T, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.


No movimento estudantil, desenvolvimento, ciência, tecnologia e educação andam de mãos dadas. Para Helena, um importante papel que a UNE precisa cumprir é o cobrar investimentos e avanços em todas as etapas da educação Brasileira. “Acho que hoje, o grande desafio da SBPC é cobrar do governo e mostrar que é importante fazer investimento em todas as etapas da educação. Se o cobertor é pequeno, vamos buscar dinheiro”, afirmou em entrevista ao site da ANPG no ano passado.


Assim como a área da educação, que no início do ano recebeu um corte no orçamento de 2012 de R$ 55 bilhões, a Ciência e Tecnologia também sofreu com o corte. O Ministério do Planejamento anunciou uma redução 22% da verba investida no setor.


Helena Nader possui título de bacharel em Ciências Biológicas e licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo, pós-doutorado na University of Southern California. Exerceu várias funções administrativas, entre elas a Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp e, atualmente, presidente da SBPC.


A biomédica é a terceira mulher a ser eleita para a presidência da SBPC. Antes, o cargo já foi ocupado por Carolina Bori (1987-1989) e Glaci Zancan (1999-2003). Eleita vice-presidente no pleito de 2009, ocupa a presidência da SBPC desde março de 2010, quando o presidente, Marco Antonio Raupp, atual Ministro da Ciência e Tecnologia para Inovação, deixou a cadeira para assumir outra posição.


A programação em Curitiba inclui ainda exibição de filmes, apresentações culturais e encontros dos estudantes do Programa Universidade para Todos, o ProUni. Confira abaixo:


UFPR – Universidade Federal do Paraná


9h30 – Cortejo Caravana UNE Brasil+10 com o grupo “A Bem Soada Cia.”
Local: Reitoria


10h – Aulão Brasil+10 com Helena Nader, presidenta da SBPC
Discussão sobre o desenvolvimento do Brasil nos próximos 10 anos.
Local: Pátio da Reitoria


11:30h – Blitz Estudantil
Local: RU


14h – Cinema: “O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Silvio Tendler
O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil.
Local: Pátio da Reitoria


15h – Reunião do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE
Convidados: Representantes do CUCA, Circuito Fora o Eixo, Ação Griô, Pontos de Cultura da cidade, projetos, grupos e coletivos de cultura da universidade (*aberto também ao público em geral).
Tema: “Cultura em rede – Conexões culturais no Brasil”
Local: Pátio da Reitoria


21h30 – Shows
Encerramento da Caravana UNE Brasil+10 com Maracatu Itá, Grupo Fandango Mandicuera e Grupo Mundaréu
Local: Pátio da Reitoria


PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
19h – Cortejo Caravana UNE Brasil+10 com o Grupo Ginga Bate Lata
Local: Entrada principal até o auditório do Bloco Vermelho


19h30 – Encontro dos estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni)
Convidados: UNE, prounistas e professores
Local: Auditório do Bloco Vermelho
Do Site da UNE

# Redes Sociais