30 de março de 2012

#MARÇOVERDEAMARELO - 800 ESTUDANTES EM CASCAVEL SAEM ÀS RUAS!

Diversos estudantes participaram hoje pela manhã no oeste paranaense, de uma grande mobilização no centro de Cascavel (PR), a ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas organizada pela União Nacional dos Estudantes e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.




O calçadão da avenida Brasil ficou tomado pela juventude. A pé ou de ônibus desde cedo os alunos se reuniram em frente a Catedral. Com a mobilização os estudantes pretendem chamar a atenção do Governo Federal para que se invista mais em Educação.


O pedido de estudantes é pela valorização da educação, principalmente aqui no Paraná, onde para eles o tema está sendo deixado de lado.


Para Anderson Tosti, Diretor da UPE na região, o ato além de participar da Jornada de Lutas, reacende neste 2012 uma grande parcela da juventude cascavelense sobre as principais pautas do movimento estudantil local estadual e nacional.


"Tenho certeza que foi positiva a nossa manifestação hoje, além lutar por mais investimentos em Educação, e pautar as lutas locais como Passe Livre, também conseguimos mobilizar muitos secundaristas fico muito contente de ver essa moçada de Ensino Fundamental e Médio, debatendo os principais assuntos do Paraná e do Brasil, com guarra, entusiasmo e muita empolgação" disse Tosti


O Presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Felipe Barreto participou do ato e falou ao ComunicaUPE.


"Realmente estamos no auge de uma gestão de muita luta na UPES e em todo o Paraná, onde universitários e secundaristas estão à frente novamente de uma campanha, em todos os cantos do Estado, vemos estudantes organizados nas principais demandas do Brasil, para educação. Não vamos desistir jamais até termos uma escola e uma universidade melhor, e é nas Ruas que vamos alcançar tamanha mobilização social para que se haja avanços" disse Felipe


Os estudantes da Associação Cascavelense dos Estudantes Secundaristas e de diversas universidades caminharam até o Terminal Central onde houve uma intervenção da polícial para acalmar os estudantes, não houve agressões e tudo correu bem até o final do ato.


Passe Livre Cascavelense


Segundo o Projeto de Lei 149/2007 todos os estudantes da cidade de Cascavel possuem o direito do passe livre no município, tanto para os estudantes universitários, quanto para os estudantes de ensino fundamental e médio. No entanto o projeto ainda não funciona na prática desde lá,  o movimento estudantil, têm pautado tal agilidade do poder público em colocar a PL em andamento.



Veja mais fotos:



por ComunicaUPE, fotos. Comunicação Unioeste

# Redes Sociais