6 de março de 2012

Dias das mulheres é dia de luta! Semana de Atividades aconteceram na sede da UPE

O dia 8 de março é marcado pelo dia internacional da mulher. Neste dia, movimentos sociais promoverão atividades em Curitiba, com o objetivo de mostrar que esta data não serve apenas para ganhar flores e sim para debater questões do gênero. Ao longo da semana a UPE promoverá debates.


Esta data foi criada para discutir o papel da mulher na sociedade, estando associada à luta por melhores condições de vida e de trabalho, visando a um dia acabar com o machismo, preconceito e a desvalorização da mulher. Ainda hoje o gênero sofre com diversas formas de violências, baixa valorização salarial,  dupla jornada realizando seu trabalho normal e doméstico, além da mercantilização do corpo feminino.
Por isto organizações sociais feministas e de defesa dos direitos humanos elaboram atividades para o dia.
UPE
No casarão da UPE terão atividades nos dias 06 e 07 de março, confira:
dia 6/03- Mesa de Formação e Debate - Por uma Educação não Sexista 18h
dia 7/03- CineDebate filme Terra Fria 18h
dia 8/03- Marcha pelo Dia Internacional da Mulher - Ato pela Educação
a partir das 9h
Endereço:Rua Carlos Cavalcanti, 1157 - São Francisco - Curitiba PR

Programação em Curitiba:
Está programada para às 9hrs a concentração na praça Santos Andrade, com o ensaio da Batucada Feminista. No mesmo local às 10h30 acontece o primeiro ato com os temas: Educação, Cultura e Diversidade,  Trabalho das Mulheres, poder dos homens e Previdência.
Já às 11h15 ocorrerá o segundo ato com a temática: Saúde e direitos sexuais reprodutivos, Mercantilização do Corpo das Mulheres e Violência.
A terceira parte do ato é às 12h30: Por Soberania Alimentar, Contra o Uso dos Agrotóxicos, Justiça Ambiental e As Mulheres e os Megaeventos.
No período da tarde os movimentos sociais entregarão documentos com todas as pautas de reivindicações ao Governo Estadual e ao Ministério Público. As pautas por temas serão entregues nas respectivas secretarias e órgãos.
Debate com ativistas do movimento feminista:
À noite o Centro Acadêmico de Serviço Social da PUCPR, organizará um debate sobre questões de mulher, com mulheres de movimentos feministas. O evento começará as 19hrs no auditório Thomas Morus, no bloco amarelo da PUCPR. Haverá fala de representantes feministas da Marcha das Vadias, CRESS-PR, Grupo Liberdade/ Direitos Humanos da Mulher Prostituída e Coletivo de Mulheres Ana Montenegro.

# Redes Sociais