22 de fevereiro de 2012

CONFERÊNCIA RIO + 20, ACONTECERÁ NO RIO DE JANEIRO EM JUNHO DE 2012

Entre 4 e 6 de junho de 2012, o Rio de Janeiro irá sediar a cúpula Rio+20, que também comemora 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizada na mesma cidade em 1992. Esta conferência deu vida à Agenda 21 das Nações Unidas. 

 A Conferência Rio+20, tem como objetivos: renovar o compromisso político para o desenvolvimento sustentável, avaliar os progressos realizados até a presente data, e minimizar as lacunas existentes na implementação dos resultados alcançados fora das conferências principais sobre o desenvolvimento sustentável.

Pretende ainda chamar atenção para os novos desafios emergentes. Os temas centrais da Rio+20 serão dois: a chamada economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. Mais importante, porém, é que espera-se que a Rio+20 defina a nova agenda política internacional para o desenvolvimento


Para a presidenta Dilma Rousseff, a Rio+20, será uma oportunidade para "a discussão do modelo de desenvolvimento que as nações querem para o futuro". Dilma disse ainda que a Rio+20 não será somente uma reunião sobre meio ambiente, pois colocará em discussão outros pontos importantes como a economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

A presidenta falou durante um painel de discussões sobre o clima na reunião do G20, e reafirmou a posição brasileira de que os países emergentes devem contribuir de maneira diferenciada em relação aos países desenvolvidos na redução das emissões de gases de efeito estufa, para que não arquem com um peso econômico demasiado alto.

A União Paranaense dos Estudantes (UPE), participa da mobilização da juventude paranaense, em todos os assuntos da sociedade, principalmente no eixo de desenvolvimento sustentável, que de fato é uma das grandes prioridades da gestão em 2012.

Segundo o Diretor de Comunicação da UPE, Ronie Lobato, que organiza a próxima reunião de mobilização da juventude paranaense rumo à RIO + 20, nesta sexta feira (24), junto à coordenação do GT RIO+20, a participação da juventude do estado do Paraná, no assunto se torna crucial neste momento tão importante para a sociedade.

"Além de representar muitos jovens em todo o estado, é compromisso da UPE  legitimar a participação da entidade, neste fórum tão importante do mundo, vamos nos esforçar nestes meses para garantir que as principais universidades do estado, debatam o desenvolvimento sustentável e garantam a participação massissa de todas as linhas de pensamento presente nas universidades do estado, no que diz respeito a sustentabilidade de nosso planeta, na Rio +20" disse Lobato.

A UPE  recebeu o convite para participar do Comitê Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, e terá reunião com diversas entidades e poderes afins, na sede da entidade, nesta próxima sexta (24). 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, criou o Comitê, através do Decreto Estadual nº 3508, de 14 de dezembro de 2011, onde reuniões com diversos seguimentos da sociedade, também foram convocadas. Nosso estado tem identidade  na agricultura e desponta na área industrial e de comércio. Estas realidades devem ser traduzidas em propostas arrojadas que demonstrem a liderança do Paraná no cenário nacional e internacional, visando o desenvolvimento sustentável, com base nos princípios de honestidade, ética, transparência e cumprindo com os preceitos da Agenda 21.



Para maiores informações entre em contato com:
Ronie Lobato- imprensaupe@gmail.com
Diretor de Comunicação da UPE
Diego H. S. Baptista -  diegohsbaptista@gmail.com
Coordenador GT RIO+20 e integrante Fórum Permanente da Agenda 21- PR


Por COMUNICAUPE









# Redes Sociais