21 de setembro de 2011

Sindicatos cobram democracia no ICS em reunião com Ducci

Acabou agora a pouco a reunião entre representantes do Sismuc e do Sismmac com o prefeito Luciano Ducci a respeito do ICS. O resultado é a apresentação de um conjunto de alterações para o regulamento apresentado pelo prefeito que será enviado pelos sindicatos até esta sexta-feira. As questões, já aprovadas em congressos da categoria, serão debatidas e avaliadas pela administração municipal, conforme compromisso do próprio Ducci.
Na opinião da secretária de assuntos jurídicos do Sismuc Irene Rodrigues, o resultado foi positivo, mas ainda não pode ser comemorado. “Nós precisamos garantir que nossas reivindicações sejam ouvidas e adicionadas na proposta. Nós não somos contra as mudanças, mesmo porque a situação atual é insustentável devido às péssimas gestões. Mas nós precisamos garantir que estas mudanças não acarretem em prejuízos para os servidores”.

Dentre as principais questões estão o risco de aumento da alíquota paga pelos servidores e o sucateamento dos serviços hoje realizados pelo instituto. Os sindicatos defendem ainda a transformação do ICS em autarquia, a transparência e paridade na gestão, de forma que os servidores tenham mais peso nas decisões administrativas.



A reunião ocorreu após uma tarde de protestos que seguiu até quase à madrugada. Cobrando uma audiência com Ducci, os servidores ocuparam o gabinete do prefeito e só saíram com a garantia de negociação, por volta das 23h30. Esta campanha em defesa do ICS, no entanto, não é de agora. Desde que o instituto foi desvinculado do IPMC, em 2007, os sindicatos vêm alertando para os problemas. A crise tornou-se pública com a intervenção da ANS, em junho do ano passado, quando um rombo financeiro de mais de R$ 10 milhões foi apontado.  

por Guilherme Gonçalves

# Redes Sociais