22 de agosto de 2011

UPE e UPES mobilizarão estudantes em ato pela Educação e pelo #ForaDerosso

Diante do escândalo na Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, as entidades estudantis do Paraná se mobilizaram para lutar contra corrupção, e ressaltar investimentos na educação.


A UPE e a UPES também  fizeram parte da mobilização social que aconteceu na tarde deste sábado (20) na Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, contra o então presidente da casa, João Cláudio Derosso (PSDB). Foram mais de 2,400 pessoas que confirmaram presença no evento que foi divulgado no facebook essa semana como: "Churrasco #ForaDerosso, tua batata está assando!".

A UPE, junto com trabalhadores, movimentos sociais, e diversos jovens se encontraram por volta das 14hrs, na frente da Câmara Municipal e de forma inquietante mostrou sua indignação para a sociedade, em relação à uma série de denúncias de corrupção que o então presidente da Casa vem enfrentando. Para Rafael Bogoni, presidente da UPE, os estudantes paranaenses estão atentos a qualquer deslize ético dos políticos paranaenses, foi assim no Movimento Caça Fantasmas (movimento que protagonizou, em 2010, as lutas contra funcionários fantasmas na Assembléia Legislativa do Estado, liderado pelo movimento estudantil) e será assim no #ForaDerosso.

"Esta situação mostra que a população curitibana deve ficar de olhos bem abertos na escolha de seus representantes, uma vez que há mais de 16 anos, Derosso está na casa do povo curitibano, mesmo depois de diversas descobertas de seu envolvimento nas licitações ilegais que sua esposa participou, segundo denúncias. O mesmo nega-se a responder diante da sociedade o que de fato aconteceu. Portanto, iremos nos mobilizar e mostrar que os estudantes estão junto com a sociedade exigindo explicações verídicas e punições sobre todos culpados." disse Rafael.

#Educaçãotemqueser10

A Jornada Nacional de Lutas da UNE promete reunir diversos de estudantes em uma grande campanha por todas as regiões do Brasil. À fim de debater questões sobre o financiamento na educação brasileira. A UNE exige no PNE (Plano Nacional de Educação) uma atenção especial à educação, travando uma grande luta para que seja aprovado 10% do PIB para a Educação e 50% do Fundo Social do Pré Sal  também seja destinado à educação.

Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o Brasil vive um momento único de oportunidades em diversas áreas e precisa se convencer de que é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”.

“Vamos às ruas nessa jornada para tornar público o debate deste Plano Nacional de Educação que é tão decisivo. Precisamos envolver a sociedade para discutir a educação que queremos para os próximos dez anos”, explicou Daniel.
No Paraná a luta contra a corrupção na Câmara Municipal curitibana, mostra que os estudantes paranaenses estão de olho no dinheiro do povo. Acreditamos que esses mais de 30 milhões de reais, que podem ter sido desviados por licitações ilegais à esposa de João Cláudio Derosso, deveriam ser aplicados na educação ou à questões sociais, só assim poderíamos ter certeza que a Casa do Povo curitibano, cumpre o seu verdadeiro propósito.

Em nota, a UPE e a UPES convocaram os estudantes para uma grande passeata no dia 31 de agosto, pela educação e contra corrupção. A diretoria das duas entidades estudantis do Paraná mostrarão a indignação dos estudantes perante a situação política da capital do Estado.
Veja a Nota de Repúdio da UPE/UPES na íntegra: Nota de Repúdio #ForaDerosso

Confira algumas Fotos do " Churrasco #ForaDerosso tua batata está assando!" que diversas pessoas participarão na tarde deste sábado em frente a Câmara e que continuará acontecendo todos os sábados até que seja conquistada a vitória.






UPE e UPES no #ForaDerosso

Por ComunicaUPE




# Redes Sociais