A notícia sobre as novas ameaças fundadas pelas determinações de posse do histórico e simbólico terreno da sede da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), localizada no Centro de Curitiba, pela Incorporadora Menezes, a mesma empresa que demoliu a nossa sede em 2009, representa um duro golpe à memória e à luta de todos estudantes do Paraná.
Ao mesmo tempo, tal informação indica um contraste de contextos contraditórios pois, ao mesmo tempo em que acontece a reconstrução da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), demolida pela (última) ditadura militar brasileira, e que hoje renasce na cidade do Rio de Janeiro, o Paraná registra uma ameaça aos estudantes.
Não resta dúvida de que o referido espaço histórico é legitimamente de propriedade dos estudantes, através das entidades representativas, mesmo diante das dificuldades que os movimentos sociais e populares enfrentam diariamente na luta pelo direito de expressão, liberdade e cidadania, como um compromissos de todos setores que lutam por uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e participativa. E, pois, solidarizar-se, neste momento, equivale a defender os estudantes secundaristas e um patrimônio histórico da luta estudantil e dos anseios por um País do tamanho dos sonhos da população.
Assim, as entidades e movimentos abaixo-assinado, manifestam ampla solidariedade aos estudantes que, neste momento, estão acampados no terreno da entidade, em Curitiba/PR, com o único objetivo de defender um patrimônio público e de memória popular do Estado. E, ao mesmo tempo, convidam todos setores sociais, inclusive representantes políticos e parlamentares, a se envolver na luta pela defesa da sede da UPES. Afinal, esta luta não é simplesmente dos estudantes secundaristas, é uma luta pela cidadania, pelos direito de expressão e de contestação da realidade social, pois as lutas do povo são vividas diariamente.
Viva a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas
DCE UEPG (Diretório Central dos Estudantes)
DALHIS UEPG (Diretório Acadêmico Livre de História)
CAPED UEPG (Centro Acadêmico de Pedagogia)
CAJOR UEPG (Centro Acadêmico João do Rio – Jornalismo)
AAJ UEPG (Associação Atlética de Jornalismo)
Grêmio UTFPR-PG (Grêmio Estudantil Rubens Furstenberg)
SINTESPO – (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Estaduais de Ensino Superior de Ponta Grossa)
CAM UEPG (Centro Acadêmico de Matemática)
SINDIUEPG (Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa)
FETIEP – PG (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná/ Ponta Grossa)
PCdoB PG (Partido Comunista do Brasil/Ponta Grossa)
UJS PG (União da Juventude Socialista/ Ponta Grossa)
Fórum Social de Políticas Públicas
Movimento Cidadão
Conheça o DCE da UEPG : http://dcepg.wordpress.com/

ComunicaUPE