27 de agosto de 2010

Estudantes realizarão debate sobre limite da terra da PUC-PR



Militantes do movimento estudantil farão um debate sobre o limite da terra, o evento acontecerá no dia 31 de agosto as 19hrs no auditório Blaise Pascal na PUC-PR. O objetivo é discutir com os participantes a reforma agrária, a soberania territorial e alimentar. Formando uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira.

Segundo dados levantados pelo IBGE, que em 2006, no Brasil 2,8% da propriedade rurais pertencem aos latifundiários. Sendo que estes ocupam mais da metade da extensão territorial agricultável do nosso país, cerca de 56%. Já as pequenas propriedades representam 62,2 % dos imóveis e ocupam 7,9 % da área total.

Além disso, cerca de 70% dos alimentos consumidos por nós, brasileiros, provém da agricultura familiar. E as grandes propriedades são para produzirem, em sua maioria, soja, cana-de-açúcar e eucalipto. Nosso país tem a segunda maior concentração de propriedade fundiária do planeta. Sendo o monopólio nos campos, o responsável pelos fatores das desiguais nestas áreas e o êxodo rural.

A partir deste cenário agrário nacional, os estudantes pretendem levar o assunto para o conhecimento de todos. O evento ocorrerá na próxima terça feira, na universidade católica do Paraná. Palestrantes farão um pate papo com os alunos e debaterão sobre estes assuntos apresentados. O auditório vai estar aberto a partir das 18hrs30.

Rede de Comunicadores: Viva Voz

# Redes Sociais