27 de janeiro de 2010

UPE é convidada a participar da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, reuniu-se com representantes de movimentos sociais e entidades representativas, na última sexta-feira (22), com o objetivo de discutir as diretrizes a serem abordados na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI – PR), a ser realizada nos dias 01 e 02 de março, no Centro de Convenções de Curitiba.

Para a secretária Lygia Pupatto, a Conferência tem papel fundamental para o desenvolvimento do país. “A contribuição que temos a dar para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação é muito rica. O envolvimento de diversos setores da sociedade permitirá que avancemos ainda mais no sentido de que as ações e os programas bem sucedidos se tornem políticas públicas”, defendeu.

O secretário geral da União Paranaense do Estudantes (UPE), Camilo Vanni, também ressaltou a importância da participação de movimentos sociais no evento. “É importante que todos os movimentos sociais possam interferir diretamente na política do Estado. Quando a gente vê que a Secretaria abre as portas para discutir e debater eses assuntos, a gente fica muito feliz, porque a UPE está levando a voz de todos os estudantes”, disse.

O representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Adriano Lima dos Santos, afirmou que a contribuição dada à Conferência será muito grande. “Em qualquer esfera pública, é importante que exista um espaço onde se possa manifestar a opinião em relação aos rumos da nação, e os movimentos sociais e a população em geral tem que ter acesso a esses espaços de maneira organizada”, finalizou.

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação precede a etapa regional Sul, que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, em Porto Alegre, e a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília. Os eventos têm o intuito de discutir com a sociedade as políticas para a área para subsidiar ações e promover a Ciência e a Tecnologia no país.

# Redes Sociais