11 de outubro de 2009

O Petróleo tem que ser nosso!

Caravana da UPE: Defender o Pré-sal por mais verbas para a educação!

Passamos no momento atual por uma questão de soberania nacional, os estudantes no Brasil sempre estiveram à frente da luta por um país independente e soberano. Momentos emblemáticos, protagonizados pela UNE, como a luta pela criação da Petrobrás na metade da década de 1940 e até 1953, com o lema “O Petróleo é nosso”, ficou como uma conquista histórica para o país.

Neste momento enfrentamos um desafio semelhante ou maior ainda. A descoberta do Pré-sal, de acordo com os resultados das buscas já confirmadas, pode ser a segunda maior camada de petróleo do mundo.

Tamanha riqueza não significa apenas combustível para os veículos, significa verbas para educação, saúde, habitação, significa dignidade para o povo brasileiro. Quando toda essa riqueza fica exposta ao olhos das transnacionais, corremos o risco de perde-las para a ganancia do mercado internacional.

A atual lei do petróleo, dos tempos de FHC, garante os lucros das empresas privadas e das grandes corporações, permite que aqueles que tem muito fiquem mais ricos, e os que tem o verdadeiro direito, não recebam nada. Já passou da hora desta lei ser alterada!

É hora do povo brasileiro se levantar e ir às ruas para defender nossa riqueza natural, nossa soberania. É preciso que escolas, universidades, locais de trabalho estejam mobilizados, para deixar claro para o mundo inteiro, que essa riqueza tem prioridade com as necessidades históricas do povo brasileiro: educação, saúde, reforma agrária, moradia, trabalho e renda!

Não podemos cair no equívoco de explorar tamanha riqueza, apenas para que o Brasil seja apenas mais um gigante do petróleo, precisamos garantir que o Brasil evolua sua matriz energética para energias limpas e seguras, e que não ameacem nosso futuro.

A
União Paranaense dos Estudantes não se omite! Não vamos perder tempo e nem ficar de bobeira, agora é a hora de nos mexermos! Por isso a UPE convoca à todos os estudantes paranenses para a Caravana do Pré-Sal, para compreender e organizar as lutas.

Confira a programação:

UEM -
19/10 - 17:30 - Ney Marques
UEPG - 20/10 - 19:30 - Central de Salas de Aulas (Uvaranas)
UNICENTRO - 21/10 - 19:30 - Anfiteatro da Unicentro
UFPR - 19/10 - 19h - Anfiteatro 100

FIQUE LIGADO! PARTICIPE!

Vamos dizer NÃO as privatizações de uma vez por todas:

# Redes Sociais