1 de setembro de 2009

Assistência Estudantil

Parte da diretoria da UPE e representantes dos DCE's de universidades estaduais públicas, reuniram-se com a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Lygia Pupatto, afim de discutir sobre a rede das universidades estaduais.

O presidente da UPE, Paulo Moreira da Rosa Junior, falou sobre o fórum para as entidades estudantis do Estado que a UPE vai realizar no próximo semestre, onde o principal debate será sobre a assistência estudantil, que vai desde a construção de Casas do Estudante, manutenção de Restaurantes Universitários, entre outros.

Sobre o transporte intermunicipal dos estudantes foram levantados os problemas que os universitários de todo Estado sofrem com a locomação de suas cidades às unviersidades públicas e privadas do Paraná. Em cidades como Guarapuava, onde fica a sede administrativa da Unicentro, grande parte dos estudantes são das cidades ao redor.

Em Foz do Iguaçu, tanto nas faculdades particulares como na Unioeste, os universitários vem das cidades próximas como São Miguel do Iguaçu e Medianeira, e pagam um valor abusivo para poderem estudar, junto com os estudantes iguaçuenses e dos países vizinhos.

Paulo Junior afirmou que uma das saídas para este problema seria a utilização dos ônibus do transporte intermunicipal escolar do ensino fundamental e médio, no período noturno para os estudantes universitários.

A secretária Lygia, falou da importância da participação dos estudantes nos Conselhos Universitários, para que eles possam decidir em conjunto com os professores e participantes dos conselhos para onde vai o dinheiro que é repassado para assistência estudantil, "Há muita resistência nas Universidades Públicas sobre a assitência estudantil", afirmou.

Foi estabelecido uma parceria entre a UPE e a SETI para buscar informações concretas e achar soluções para o problema do transporte intermunicipal dos estudantes universitários, para que juntas possam viabilizar mais essa conquista para os estudantes paranaenses.

Saudações Estudantis!



-> Fotos: JOKA MADRUGA /SETI

# Redes Sociais