3 de setembro de 2009

15º Grito dos Excluídos

Nascido das Semanas Sociais Brasileiras, organizadas pelos setores pastorais da CNBB, contando com a participação de inúmeros movimentos sociais, o Grito dos Excluídos, tradicionalmente realizado no feriado da independência (07/09), vai se tornando uma realidade nacional e sul-americana.

O lema de sua 15ª edição será "Vida em primeiro lugar - A força da transformação está na organização popular", e em Curitiba será realizado na Comunidade Nossa Senhora do Rócio, nas proximidades do Aterro da Caximba, que recebe todos os detritos da capital e de catorze cidades da região metropolitana. A média é de 14.4 mil toneladas de lixo por dia.

A intenção, de acordo com os organizadores da atividade, é chamar a atenção para a ameaça que o lixo representa para o meio ambiente, um problema gerado pelo atual sistema desenfreado de consumo da sociedade capitalista.
Porém, a manifestação não ficará restrita à questão do lixo. Durante a caminhada, serão feitas paradas que também irão abordar as lutas dos povos indígenas, a crise financeira internacional e o extermínio da juventude pela violência e as drogas.

A organização é de responsabilidade da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e a concentração será às 08h30, na Caximba (Estrada Delegado Bruno de Almeida).

--> Confira o roteiro da atividade:

ATO INICIAL - Acolhida pela comunidade - relato sobre a realidade local- Saudação dos partidos operários e centrais sindicais- Memória do Grito- Hino Nacional e início da caminhada
PRIMEIRA PARADA - As lutas dos povos indígenas
SEGUNDA PARADA- O extermínio da juventude (drogas e violência) / Memória da Ditadura Militar/Acesso e permanência na universidade.
TERCEIRA PARADA - A ameaça do lixo / a questão ambiental
QUARTA PARADA - O programa do povo para superar a crise / lutas de Curitiba e Região Metropolitana
ENCERRAMENTO - Celebração e partilha dos alimentos
_____________________________________________

COMO CHEGAR

De ônibus: tomar o alimentador Pompéia ou Caximba, no Terminal do Pinheirinho - pedir ao motorista para descer na Capela do Rocio.

De carro: BR 116 - sentido Fazenda Rio Grande - passar pelo Ceasa, pela ferrovia e entrar à direita na Transp. Sul-Norte. Seguir cerca de 200 metros até a Estrada Delegado Bruno de Almeida, entrar à esquerda e seguir até a Capela do Rocio.

# Redes Sociais