25 de agosto de 2009

Aniversário da Céu

Histórico - Na carência de uma casa para acolher estudantes de fora de Curitiba, fossem eles do interior, litoral, de outro Estado e até mesmo de outros países, foi fundada no dia 11 de agosto de 1948 a Casa do Estudante Universitário do Paraná, residência hoje de mais de duzentos seletos estudantes.

Após ser inaugurado um restaurante universitário no Passeio Público em 1947, os discentes, representados pela UPE, União Paranaense de Estudantes, passaram a concentrar seus esforços na luta pela construção da residência estudantil.

Os empenhados estudantes, sob a liderança de Oséas de Castro Neves, desenvolveram o projeto de implantação da CEU e o apresentaram à primeira dama do Estado, Hermínia Lupion, que desde então aderiu à idéia e assumiu formalmente o compromisso de concretizar o grande sonho daqueles estudantes ainda durante o governo de seu marido, Moysés Lupion.
Dedicada e cumprindo com sua palavra, Hermínia Lupion conseguiu que os 144 moradores, em agosto de 1948, ocupassem a Casa provisória localizada na Avenida Luiz Xavier, no mesmo local onde antes funcionava um hotel. Lá mesmo na Casa operou o departamento da UPE, mas apenas até o final de 1949, ano em que a Casa do Estudante se tornou uma fundação conquistando sua autonomia e seu próprio estatuto. Ainda neste ano o governo iniciou a grandiosa obra da sede definitiva da CEU, localizado na Rua Luiz Leão número 1, tendo como seu “quintal” o belo e agradável Passeio Público e em suas proximidades dois campi da Universidade Federal do Paraná: a reitoria e o prédio histórico.

Foi no ano de 1956 que a tão esperada ficou pronta, e uma obra de tal importância não poderia de ser inaugurada sem uma solene festividade em grande estilo. Contando então com a presença do ilustríssimo Presidente da República, Juscelino Kubistchek e do Governador do Estado, Moysés Lupion, foi inaugurada, no dia 26 de abril de 1956, a Casa do Estudante Universitário. Infelizmente a comemoração não contou com a presença de Hermínia Lupion, peça fundamental para a concretização do sonho, que não pôde ir por motivos de saúde.

Seus anos áureos e de grande prestígio social e político perduraram até a década de 1970, mas infelizmente entrou em decadência por diversos motivos. A Casa tem o orgulho de apresentar hoje à sociedade “inquilinos” que foram ou são atualmente ilustres celebridades políticas e profissionais de grande sucesso, exaltando a iniciativa e vontade de ver acontecer que reside dentro de seus moradores e ex-moradores. Como exemplos desses nomes da sociedade paranaense temos os influentes José Richa (in memoriam) e Orlando Pessuti e os bem-sucedidos empresários Luiz Carlos Borges da Silveira e Renato Geraldo Mendes, assim como o Promotor Público Edson Luiz Peters.

Desde 2003, quando o ministério público decidiu intervir na administração, e principalmente na gestão do Presidente Bohdan Metchko Filho, a Casa conquistou diversas melhorias. Atualmente a CEU conta com investimentos da prefeitura e da UFPR, que passou a conceder bolsas de estudo para determinados moradores, mais necessitados. Almejando sair desse longo período de decadência e com sua estrutura física a desejar, a CEU passa por uma reforma histórica, a primeira em mais de 50 anos da casa, garantido uma cara nova e muito mais modernizações, resgatando a boa fama que tinha perante a comunidade curitibana e trazendo maior qualidade de vida e motivação para os estudantes que têm o orgulho de morar nesse berço de mentes brilhantes.
Texto: Tiago Stamato - Diretor do Depto. de Comunicação CEU-PR


Saudações Estduantis!




Aniversário de 61 anos

Solenidade dos 61 anos da CEU
Data: 28/08/2009 - Sexta-feira
Hora: 19h30
Local:
Casa do Estudante Universitário do Paraná - CEUPR
Rua Luiz Leão, 01 - Centro - Ao lado do Colégio Estadual do Paraná

# Redes Sociais